domingo, janeiro 07, 2007


ALMOÇO DE REIS
Tenho um grupo de amigos de longa data, (que começaram por ser amigos de escola, férias, café e pela vida fora), que a vida tratou de separar, tornando assim mais complicado encontrar-mo-nos todos como era habitual. Ficou decidido que, rotativamente, por altura dos Reis, um casal (ou não) do grupo organizaria uma comezaina em restaurante por ele escolhido, por forma a, ao menos uma vez por ano, nos encontrarmos.
Pois muito bem; este ano a organizadora levou-nos, imagine-se, a uma Estação de comboios. E que Estação!!!
Começámos por um presunto, fininho, tenrinho, acompanhado por pão de Ul, (entenda-se pão de mistura e broa de milho), chouriço de vinho, caseiro, assado na brasa, pataniscas de bacalhau, rojões entremeados, "pimientos de Padrón", tudo regado por um vinho de mesa tinto que nem código postal tinha e por isso, difícil de identificar, mas que, apesar do seu baixo teor alcoólico, (12,5), se revelou capaz de agradar ao mais exigente palato.
Seguidamente, e porque estavamos a ficar fraquinhos, serviram uma sopinha de legumes, toda passadinha por causa das crianças, bastante agradável e que, de alguma forma, ajudou a compor os nossos debilitados buchos.
Como prato principal, serviram-nos a especialidade da casa: Vitela assada em forno de lenha, com batatinhas e arroz. Se a que o Rocha há-de trazer for tão boa...
Para sobremesa, Pudim de Ovos, Buffet de Frutas, Leite Creme e Rabanadas de Vinho e de Leite. Estas duas últimas, embora do Natal de 2005, (sim, 2005! Não me enganei!), estavam bem conservadas, embora secas.
Preço: € 20,00 por adulto. Francamente não achei caro!
A foto que mostro é muito redutora. Muito mais há para ver em www.refugiodelrey.pt, que de momento está indisponível. Caso lá queiram ir, aqui fica a morada:
Refúgio D'El Rey
Rua Domingos Oliveira Fontes, 238
3720-581 UL (Oliveira de Azemeis)
Desde já me disponibilizo para ensinar o caminho. Basta convidar!
Bon Apetit!